quarta-feira, 1 de março de 2017

STAR WARS O DESPERTAR DA FORÇA: AS 11 PERGUNTAS SEM RESPOSTAS

Algumas nem o George Lucas saberia explicar
A essa altura do campeonato você já assistiu a Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força, provavelmente mais de uma vez 
E é certeza absoluta que você ficou satisfeito com o que presenciou, mas que também ficou sem entender bastante coisa. Afinal, duas das principais realizações do filme de J.J. Abrams foram nos apresentar novos personagens adoráveis e deixar questões em aberto e sem conclusões definidas.

Algumas dessas dúvidas estão sendo respondidas nos produtos já disponíveis do chamado "universo expandido" -- quadrinhos, livros e games, por exemplo --, mas a maior parte das respostas não deve surgir antes de 26 de maio de 2017, com a chegada do Episódio VIII. Alguém aguenta esperar até lá? Foi pensando nisso que selecionamos alguns dos principais temas controversos e nossas respectivas especulações sobre eles. Mergulhe conosco nessa viagem especulativa para uma galáxia muito, muito distante.
Então vamos lá.

Como surgiu Kylo Ren?


Para muita gente, a grande surpresa de O Despertar da Força é a verdadeira identidade de Kylo Ren (Adam Driver). Desde que os primeiros trailers foram lançados, ficamos imaginando o vilão como um mero devoto de Darth Vader com motivações obscuras e não muito mais do que isso. Mas agora já sabemos que Kylo Ren é Ben Solo, filho de Han e Leia, que ele treinou para se tornar um Jedi com o tio, Luke Skywalker, e acabou se rebelando. Sabemos de tudo isso, mas não vimos nada disso. E seria bastante interessante acompanhar o pequeno Ben na infância e entender como era sua relação com os pais. Além disso, queremos saber: como o Líder Supremo Snoke conseguiu convertê-lo ao lado Sombrio? E o que esse rito de passagem do rapaz significou para o casamento de Han e Leia? E como Kylo veio a se tornar o líder dos Cavaleiros de Ren? Mais do que isso, o que são os Cavaleiros de Ren?
Abrams até tentou explicar as motivações de Ben para se tornar Kylo, mas não esclareceu muito.
Como você se lembra, Kylo Ren é visto tendo conversas com o capacete derretido de seu avô, Darth Vader. Será que ele estaria falando sozinho ou conseguiria mesmo conversar telepaticamente com o falecido Lorde Sombrio do Sith?
Tantas interrogações, mas de uma coisa dá para ter certeza: Kylo Ren alcançou um nível inédito de maldade ao final de O Despertar da Força e agora, segundo o Lorde Supremo Snoke, está pronto para completar seu treinamento. Tudo indica que o jovem mascarado continuará a ser o principal vilão dos Episódios VIII e IX.

Qual é o segredo de Rey?

Atualmente, o público de Star Wars: O Despertar da Força pode ser dividido em dois grupos: aqueles que acham que Rey é filha de Han Solo e Leia e irmã de Kylo Ren; e aqueles que acham que a garota é a filha secreta de Luke Skywalker. A única certeza nesse momento? É impossível saber qual é a verdade a essa altura da trilogia.
O que sabemos é que Rey (Daisy Ridley) é uma heroína incrível com muitos predicados e que ela foi capaz de aprender a utilizar a Força a seu favor mais rapidamente do que outros Jedis nos filmes anteriores, como Anakin e Luke. Aliás, o mítico sabre de luz azul dos Skywalker parecia não ter dúvidas a quem queria pertencer -- Kylo Ren que o diga. Rey é um mistério total, e o fato de ter sido abandonada em Jakku quando era criança reforça a ideia de que sua origem guarda segredos cruciais para a saga. Por que ela precisa tanto voltar a Jakku? Quem ela está esperando por lá? E por que ela teve visões de Kylo Ren e de Luke Skywalker durante a alucinação causada ao encostar a mão no sabre de luz?
Há quem pense que Rey é apenas uma descendente da família Skywalker, mas não necessariamente seja filha de Luke ou de Leia. Seja como for, este já se tornou o maior mistério da nova trilogia e só saberemos da resposta no Episódio VIII, ou na pior das hipóteses, no IX. Imagine ter de esperar até 2019 para saber a verdade?

Por que Jakku é importante?

Um desavisado poderia achar que a saga Star Wars retornou às familiares areias de Tatooine nessa nova trilogia. Parece, mas não é: trata-se do planeta desértico de Jakku, onde a heroína Rey foi abandonada (ou escondida) e ganha a vida como sucateira profissional. E sucata é o que não falta em Jakku, principalmente destroços de naves do Império e da Aliança Rebelde -- além do Super Star Destroyer, podemos ver um andador AT-AT e um X-Wing.
Quem quiser entender o porquê de Jakku estar nesse estado deplorável deve olhar para os games e conferir a primeira expansão de Star Wars: Battlefront. Batizada de A Batalha de Jakku, a fase explica de modo rasteiro como o planeta foi palco de mais um grande embate entre a Aliança e o Império logo após a batalha de Endor e a explosão da segunda Estrela da Morte em O Retorno de Jedi.
Mas por que Rey foi deixada justamente em Jakku, um lugar tão remoto e tão parecido com Tatooine? Seria para sua trajetória se assemelhar a de um outro Jedi famoso? Mistério.

Como surgiu a Primeira Ordem?

O poder da Primeira Ordem é assustador, principalmente se compararmos seus procedimentos com os do Império Galático comandado pelo Imperador Palpatine. Logo na primeira cena de O Despertar da Força, um massacre em massa de inocentes em Jakku mostra que eles não estão para brincadeira. E se o Império costumava explodir planetas inteiros com a Estrela da Morte (um por vez), a Primeira Ordem foi lá e dizimou cinco ao mesmo tempo, com um simples estalo de dedos.
Como eles se tornaram tão poderosos a partir das cinzas do Império é a pergunta que deve surgir quando se vê os exércitos de milhares de stormtroopers treinados desde a infância, as centenas de TIE-Fighters e Star Destroyers em pleno funcionamento e todo o poderio da Base Starkiller, um planeta que por si só é uma verdadeira arma de destruição em massa. Como eles alcançaram tamanho potencial bélico apenas três décadas após a queda de Palpatine? Quem está financiando toda essa empreitada? E por que eles querem tanto evitar que os Jedis retornem?
Fica claro que após a derrota em O Despertar da Força, a Primeira Ordem virá com tudo para cima da Resistência. E é aí que esperamos ver o brilho de outros vilões secundários, como a Capitã Phasma (Gwendoline Christie), pouco aproveitada no primeiro filme e que não teve a chance de nos revelar o que há debaixo daquela armadura cromada e reluzente.

Quem é Poe Dameron?

O mais habilidoso piloto de X-Wing desde Wedge Antilles, o mestre do carismático droide BB-8, o cara mais boa-praça e bem apessoado de toda a Resistência... Poe Dameron (Oscar Isaac) tem muitos predicados, e certamente todo mundo saiu do cinema querendo saber mais sobre sua pessoa. É bastante provável que ele tenha ainda mais destaque nos próximos filmes, mas sua origem não é assim tão obscura: Poe é filho do casal Shara Bey e Kes Dameron, membros atuantes da Aliança Rebelde cuja saga é revelada na história em quadrinhos Star Wars: Shattered Empire. 

O que Finn quer da vida?

Por vários motivos, o stormtrooper traidor Finn (John Boyega) é uma das novidades mais interessantes da nova trilogia Star Wars. Em princípio, suas motivações são inteiramente egoístas – ele só quer escapar da Primeira Ordem, apagar o passado e viver uma vida normal longe de problemas. Mas o encontro com Rey muda as perspectivas do rapaz, e ele passa a conduzir suas ações inteiramente para estar ao lado da garota. Se vai ou não escapar da “friend zone”, só saberemos mais adiante. Mas visto como Episódio VII terminou, parece improvável que Rey terá tempo de se preocupar em ter um relacionamento amoroso. Pobre Finn.
Mesmo se revelando um personagem adorável, é possível que Finn ainda esconda segredos nas mangas de sua armadura de stormtrooper. Por que ele teve uma crise de consciência e precisou escapar da Primeira Ordem? Será que o encontro dele com Rey foi apenas uma coincidência? Seria ele parente de algum personagem de destaque nos filmes passados? Os teóricos da conspiração já cogitaram que ele seja parente de Lando Calrissian, mas nós aqui não apostaríamos dinheiro nessa possibilidade. A nossa única real expectativa sobre Finn é que ele não perca espaço de tela nos próximos filmes.

Por onde andava o Líder Supremo Snoke?

O grande vilão da vez é o Líder Supremo Snoke, interpretado por Andy Serkis, um especialista em personagens criados com computação gráfica (Gollum de O Senhor dos Anéis e o macaco Caesar do reboot de Planeta dos Macacos são alguns deles). Até agora, nada sabemos sobre a imponente criatura, fora o fato de ele ter convencido o jovem Ben Solo a se tornar Kylo Ren -- e quem nos confirma essa informação é Leia, em conversa familiar com Han.
Dada a extrema importância de Snoke para a trama agora, fica a dúvida de por que jamais ouvimos falar dele nos filmes anteriores da franquia. Estaria Snoke mexendo os pauzinhos por trás do Imperador Palpatine e Darth Vader esse tempo todo? Ou ele só se permitiu sair das sombras após a queda do Imperador? Poderia ser esse o caso, afinal, Snoke não parece nada jovem -- e apesar da origem alienígena, ele não é assim tão gigantesco quanto aquelas projeções dão a entender.

A Nova República explodiu de uma vez?

A Primeira Ordem não demorou a mostrar todo o poderio destruidor de sua Base Starkiller, arrasando planetas inteiros com um simples apertar de botão -- e os alvos foram justamente os planetas do sistema que sediava a chamada Nova República, formada após a queda do Império Galático. Quem comandava essa Nova República, que agora, ao que tudo indica, foi destruída? E qual será o papel da Resistência no restabelecimento desse governo caído? Ao que tudo indica, o Episódio VIII irá explorar toda a política que o Episódio VII ignorou. Quem aí está interessado em acompanhar longos e complexos diálogos sobre politicagem, jogo de poderes e burocracia? A TV Senado está aí para isso.

Por que C-3PO está com o braço vermelho?

Não deu tempo de C-3PO explicar o porquê de estar utilizando um braço esquerdo de outra cor em O Despertar da Força -- e dado o calor do momento, talvez ninguém tenha ficado mesmo muito curioso em saber os motivos. Mas quem quiser saber a resposta pode conferir os quatro capítulos de C-3PO, uma série em quadrinhos que será lançada pela Marvel em fevereiro de 2016.

Por que Han Solo e Leia não estão mais juntos?

Essa informação deixou os fãs antigos com o coração partido: descobrir que Han Solo e Leia Organa não são mais unha e carne talvez tenha sido pior do que descobrir que o filho deles é o principal agente malígno do lado Sombrio. Pelo que Leia deu a entender, a separação do mais destemido casal da galáxia se deu na mesma época em que Ben Solo treinou com Luke Skywalker. Han talvez não tenha aguentado o baque de ver a transformação do filho e abandonou a vida em família, voltando a fazer contrabandos e trambiques ao lado do velho companheiro de farra, Chewbacca. Leia, por sua vez, também se meteu de cabeça no que sabe fazer de melhor: brincar de guerra, comandar exércitos e dar ordens. Infelizmente, dado o destino trágico de Han Solo, é possível que jamais fiquemos sabendo os reais motivos de o casamento ter chegado ao fim. Certamente, os velhos fãs gostariam de ver a questão abordada nos próximos episódios.

O que houve com Luke Skywalker?

A primeira frase dos letreiros de O Despertar da Força não deixa dúvidas: Luke Skywalker desapareceu. E o sumiço, soubemos depois, foi proposital: o último dos Jedis seguiu os passos de seus antigos mestre, Obi-Wan Kenobi e Yoda, e se tornou um ermitão isolado em uma ilha deserta de um sistema remoto. E aparentemente, ele nem ao menos se lembrou de levar um sabre de luz na bagagem (ou mesmo um aparelho de barbear).
O que o agora ancião Luke faz sozinho em seu retiro litorâneo? Será que ele ainda tenta se aperfeiçoar como Jedi, ou gasta seus dias meditando e conversando com antepassados, olhando para o infinito e pensando na vida? Será que ele já sabia que Rey estava chegando para encontrá-lo? E agora que ele tem uma aprendiz à altura de seu poder, será que ele irá resistir à ideia de transmitir a garota os ensinamentos Jedi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...