quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Star Wars quase foi um filme diferente quer saber as diferenças

Durante o início da década de 70, um jovem George Lucas escreveu o esboço do roteiro pra uma ópera espacial provisoriamente intitulado Star Wars. Em 1974, ele tinha um roteiro bastante sólido, com os cavaleiros treinados utilizando espadas a laser, um Império do mal e uma enorme fortaleza no espaço, exceto que este Star Wars era quase nada como os filmes que conhecemos e amamos hoje. Em 2013, A Dark Horse Comics lançou uma versão ilustrada do roteiro original de Lucas e, pros fãs, algumas das diferenças são surpreendentes.
Luke Skywalker era um homem mais velho, grisalho e um general de Aquilae, um dos poucos planetas não dominados pelo Império. Ele é um Jedi-Bendu, guerreiros que um dia defenderam o Imperador, mas desertaram e passaran a ser caçados pelos Sith. Como em Uma Nova Esperança, restaram muitos poucos Jedi e seus números estão diminuindo. A Força não é uma energia mística e o lema é “Que a força ‘dos outros’ esteja com você”.
Kane e Annikin Starkiller
Os papéis dos nossos heróis estavam um tanto deslocados neste esboço. Kane Starkiller é também um Jedi-Bendu e ele vive em uma lua desolada com seus dois filhos, Deak e Annikin. Kane é um ciborgue agora, depois de suas muitas batalhas deixarem-no com apenas sua cabeça e um braço. Após o jovem Deak ser morto por um ataque surpresa Sith, Kane e Annikin fogem pra Aquilae pra que o impetuoso Annikin complete seu treinamento Jedi-Bendu com Luke. Os tons das atitudes de Anakin Skywalker em Ataque dos Clones são muito evidentes aqui, mas em vez da trança, Annikin ostenta um mullet com rabo de cavalo.
Darth Vader
O homem conhecido apenas como Darth Vader ainda é imponente, mas ele é muito mais bonito. Apesar de algumas das cicatrizes do Vader que conhecemos, ele tem um olho vermelho robótico e uma cabeça cheia de cabelos. Nesta versão, ele é um comandante tático do Império e não tem poderes especiais. Enquanto ele expressa um pouco de respeito pelos Sith, isso rapidamente diminui quando não recebe resultados imediatos. Este Vader ocasionalmente usa o capacete clássico, mas apenas a parte superior, uma vez que ele não é um desumidificador humano ainda.
Prince Valorum
O nome Valorum aparece na Trilogia, mas em um contexto completamente diferente. Aqui, Prince Valorum é um poderoso Sith que é chamado pelo Império por sua experiência de caça Jedi-Bendu. Ele não captura imediatamente os rebeldes Skywalker e Starkiller, nem Léia e seus irmãos, mas é claro que o Darth Vader de Uma Nova Esperança é uma amálgama de ambos este Vader e Valorum.
R2-D2 Fala
Ele só fala com bleeps e blips na Trilogia Original, mas é evidente que R2-D2 é um desaforado. Em Star Wars, ele fala em frases completas, mesmo que ainda se pareça com uma lata de lixo. É interessante notar que Lucas originalmente planejou diálogos completos pro pequeno droide – e igualmente interessante que C-3PO não mudou na personalidade de suas primeiras aparições. É um pouco confortante saber que pelo menos uma coisa estava fixada em pedra desde a concepção de Lucas… Mesmo que seja um dos robôs.
Han Solo dos Pântanos

A mudança mais dramática de Star Wars é o Han Solo. Apesar de ser um canalha moralmente ambíguo, ele é também uma enorme criatura verde de uma espécie conhecida por matar Wookiees, fazendo sua eventual parceria com Chewbacca quase impossível nestes primeiros rascunhos. Mesmo debaixo de sua pele escamosa, porém, Solo parece ser o mesmo cara.
Wookie

Os wookie basicamente substituíram os ewok nessas primeiras versões. Eles ainda são máquinas de matar de quase três metros de altura, mas também são muito supersticiosos e vivem numa sociedade que se parece muito com a vila dos Ewok em Endor. Annikin Starkiller derrota seu chefe em combate e posteriormente é adorado, alcançando uma posição semelhante ao cômico “status deus” que C-3PO alcança n’O Retorno do Jedi. O nosso único conhecimento semi-canônico da sociedade Wookie vem do Star Wars Holiday Special, mas vamos deixar isso enterrado a sete palmos.
Léia Universitária
A Princesa Léia não desempenha o papel heroico que ela assume em Uma Nova Esperança, em vez disso, ela é uma jovem que precisa ser resgatada de sua universidade quando guerra irrompe em Aquilae. Ela é resgatada por Annikin Starkiller, que dá um soco no rosto dela pra fazê-la colaborar e eles acabam se apaixonando por razões que nenhum script pode explicar. Quando o pai de Léia é morto, ela se torna a rainha de Aquilae e, a fim de controlar o planeta e sua tecnologia de clonagem, o Império precisa capturar a regente e seus irmãos.
Sith e Jedi se Unem
Até o final do script, o Sith Prince Valorum e o Jedi-Bendu Annikin Starkiller se unem e atacam o Império, uma vez que Valorum percebeu que Vader é um idiota total e, provavelmente, quer acabar com os Sith também. Curiosamente, Valorum repreende Annikin por seu amor por Leia e afirma que essas emoções são a diferença entre os Jedi e Sith. Este é o inverso das crenças que aprendemos sobre as duas facções posteriores: os Jedi negam a emoção e os Sith abraçam-na.
Final
Em última análise, após o Jedi ensinar os Wookie a pilotar naves, a fortaleza Estrela da Morte explode com Vader dentro, Aquilae é salvo e Annikin Starkiller se torna o principal protetor da Aquilae – o que deve ser um aumento de salário insano. Pra melhor e pra pior, muitas das ideias do roteiro original de Lucas foram salvas e inseridas nos filmes de Star Wars, mas fico aliviado que algumas caíram no esquecimento de forma permanente.
Han Solo teria sido um terrível monstro do pântano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...