quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Star Wars

Star Wars redireciona para este artigo. Para o programa de defesa dos Estados Unidos, veja Iniciativa Estratégica de Defesa.
Star Wars (no Brasil, Guerra nas Estrelas e em Portugal, Guerra das Estrelas) é o título de uma franquia de ópera espacial estadunidense criada pelo cineasta George Lucas. A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars  em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular. Star Wars foi responsável pelo início da "era dos blockbusters": Super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e o Imperador.
Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia de prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reações à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reações mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prêmios no Óscar.
Em 2008 foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off que serve como piloto para série de animação do mesmo título. Neste ano aconteceu a soma da bilheteria arrecadada pelos seis filmes de Star Wars que totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares.  Após a estreia do episódio VII e Rogue One, este valor chegou a mais de 7 bilhões, fazendo de Star Wars a quarta série cinematográfica com maior bilheteria de todos os tempos, atrás dos filmes do Universo Marvel Cinematográfico, James Bond e Harry Potter. A franquia gerou diversos subprodutos, incluindo filmes para televisão, livros, jogos eletrônicos, desenhos animados e quadrinhos, o que resultou na criação do universo expandido da saga. É a maior franquia da história do cinema, com a soma dos filmes e produtos equivalente a mais que 30 bilhões de doláres. 
Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, chamada de "trilogia sequela" que vai continuar seguindo a saga da família Skywalker após Retorno de Jedi.  O primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, estreou em 17 de dezembro de 2015 , com aclamação da crítica especializada, tornou-se a maior estreia da história do cinema. Diferente das outras, a trilogia sequela terá um intervalo de dois anos entre os filmes, e nesses intervalos, a Disney lançará spin-offs que se passam durante os episódios das trilogias. O primeiro filme desses spin-offs, Rogue One, foi lançado em 15 de dezembro de 2016.
O antigo universo expandido foi feito não-canônico pela Lucasfilm em 2014, e seu material agora é lançado com o selo Legends. Isto foi feito para a Disney organizar o universo expandido que contêm histórias que contradizem uma a outra, e por causa da nova trilogia que conta uma história diferente do antigo canônico. A Disney considerou apenas os sete filmes e a série Clone Wars como canônico. O novo universo expandido entrou em vigor já em 2014, com o primeiro produto oficial de Star Wars após a compra pela Disney sendo Star Wars Rebels. Diferente do Legends, as histórias do novo universo expandido são criadas\supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objetivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos) da franquia Star Wars.



História
A série teve início com o simples título Star Wars, criado e dirigido por George Lucas
lançado em 25 de maio de 1977. Na época da sua estreia foi a maior bilheteria de todos os tempos, arrecadando US$ 775.398.007 milhões de dólares e ganhando sete prêmios no Óscar.
A Fox desacreditou num filme que falava sobre o espaço - na época uma loucura -, permitiu que George Lucas tivesse todos os direitos do filme. Devido o sucesso garantiu a ele dinheiro suficiente para abrir sua empresa cinematográfica: Lucasfilm. O sucesso foi tão grande, que o filme foi transformado em uma franquia e ganhou produtos derivados. Em 1978, Star Wars teve um especial de Natal para TV, o The Star Wars Holiday Special exibido pela CBS, sendo notório por ter uma grande recepção negativa e nunca ter sido exibido novamente na televisão ou lançado em DVD. George Lucas não teve envolvimento significativo na produção e demonstrou decepção com o resultado final.
Seguido pelo fiasco natalino, vieram sequências de sucesso nos cinemas: O Império Contra-Ataca lançado em 21 de maio de 1980, considerado pela crítica e público o melhor filme da série, pelo seu equilíbrio entre momentos sombrios e dramáticos. A trilogia foi fechada pelo O Retorno de Jedi lançado em 25 de maio de 1983, que apesar do sucesso comercial recebeu críticas pelo seu tom leve. Após o lançamento de O Império Contra-Ataca, Star Wars (1977) ganhou o subtitulo "Episódio IV: Uma Nova Esperança". Isto ocorreu porque na época George Lucas tinha anunciado a "trilogia de prequela", lançada no final dos anos 90, e a trilogia original seria os capítulos 4, 5 e 6 da saga. 
Na década de 80, por causa do sucesso dos ewoks entre as crianças, foram lançados os filmes para TV: Caravan of Courage: An Ewok Adventure (1984) e sua sequência, Ewoks: The Battle for Endor (1985). Os Ewoks também ganharam uma série animada exibida entre 1985-87 na ABC assim como os droids C3PO e R2-D2 tiveram também na ABC uma série animada entre 1985-86.
Nos relançamentos para o cinema em 1997 para comemorar o 20° aniversário de Star Wars, foram inseridas modificações nos filmes originais, motivadas primariamente pelo avanço da tecnologia de efeitos especiais, o que permitira a realização de cenas impossíveis de serem feitas na época das filmagens originais. 
George Lucas continuou a modificar a trilogia original em relançamentos subsequentes, como por exemplo no lançamento do primeiro DVD em 21 de setembro de 2004.  A recepção dessas edições especiais foi mista , com fãs criando petições e edições próprias para restaurar cópias da trilogia original . Durante a convenção "Star Wars Celebration V" (em Agosto de 2010), George Lucas confirmou que iria relançar toda a saga em Blu-Ray, pois em janeiro de 2010 o presidente da Fox, Mike Dunn, anunciou que os filmes serão lançados em setembro de 2011. Os discos incluem documentários, entrevistas, cenas apagadas e inéditas, além de mais modificações. 
Mais de duas décadas após o lançamento do filme Star Wars original, a trilogia de prequela começou com o aguardado A Ameaça Fantasma, lançado em 19 de maio de 1999. Mesmo sendo um sucesso de bilheteria, teve recepção mista do público e crítica. Foi seguido por: Ataque dos Clones, lançado em 16 de maio de 2002, também um sucesso de bilheteria com morna recepção e por fim A Vingança dos Sith, lançado em 19 de maio de 2005. É o mais elogiado pela crítica e público da trilogia prequela, e listado pelo Rotten Tomatoes em 2007 como um dos "100 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos". 
Durante a produção de prequela, George Lucas disse várias vezes que não iria produzir uma nova trilogia, ou sequência de O Retorno de Jedi porque "a saga é sobre a tragédia de Anakin Skywalker, e a história acaba quando Luke redime seu pai". Apesar de existir rumores e relatos que ele escreveu uma história pós-Retorno de Jedi sobre os netos do Anakin, George Lucas disse que eram apenas sinopses vagas, sem uma história. 
Em 2003 a Lucasfilm fecha contrato com o animador Genndy Tartakovski para a produção de uma série animada em 2D que seria exibida no canal Cartoon Network intitulada Guerras Clônicas, posteriormente lançada em DVD em dois volumes. A série servia de ponte para a chegada de A Vingança dos Sith aos cinemas, pois narra os acontecimentos que imediatamente antecedem o início do terceiro filme, incluindo o momento onde Mestre Jedi Mace Windu consegue usar a Força para pressionar o peito do General Grievous quando entrava em sua nave com o sequestrado Chanceler Palpatine, explicando assim o motivo de sua tosse.
Em 18 de agosto de 2008, foi lançado Star Wars: A Guerra dos Clones, um filme de animação via computação gráfica que serviria como introdução para série de TV do mesmo título. Sendo a segunda série de animação sobre a guerra que ocorre entre os episódios II e III, também exibida pelo Cartoon Network entre 2008 a 2014. A série apresentou uma nova personagem principal, Ahsoka Tano, padawan de Anakin. Clone Wars foi substituída por Star Wars Rebels, que ocorre entre os episódio III e IV, primeira série de Star Wars lançada pela Disney, em outubro de 2014, exibida atualmente no Disney XD.
Em 2012, George Lucas vendeu a produtora Lucasfilm para a Walt Disney Company por 4 bilhões e uma nova trilogia foi anunciada. Lucas participou apenas como consultor criativo nos novos filmes, afirmando que: "Eu sempre disse que não iria fazer mais nada, e não vou, mas isso não significa que eu não possa deixar a Kathleen (presidente da Lucasfilm) fazer mais".  A história do episódio VII tem base numa breve sinopse escrita por George Lucas com roteiro de Michael Arndt, Lawrence Kasdan e J.J. Abrams (também diretor do filme). O primeiro filme da nova trilogia chamado o Episódio VII: O Despertar da Força, estreou em circuito mundial em 17 de dezembro de 2015, tendo em apenas 5 dias faturamento de 300 milhões nos EUA e mais de 600 milhões ao redor do mundo, tornando-se a maior estreia de todos os tempos.
Em 2005 George Lucas tinha anunciado o desenvolvimento do projeto de uma série de TV live-action (com atores reais) ambientada nos anos entre os Episódios III e IV, porém com enredo não focado nos personagens conhecidos mas em situações de conflitos políticos entre planetas e contrabandistas  . O projeto chegou a tal estágio que alguns roteiristas concluíram histórias para serem usadas nos novos episódios, porém em 2011 o produtor Rick McCallum declarou que o projeto seria engavetado aguardando uma melhor evolução da tecnologia, visando redução de custos . Com a aquisição da franquia pela Disney, o material da série live-action teria sido aproveitado em Star Wars Rebels. Em 2013, o diretor executivo da Disney, Bob Iger, confirmou o desenvolvimento de dois filmes antológicos dentro do universo expandido de Star Wars, com o primeiro deles, Rogue One: A Star Wars Story, com estreia prevista para 16 de dezembro de 2016. Diferente da saga principal, as antologias não vão se focar na família Skywalker.

Enredo dos episódios
A trilogia prequela conta a juventude de Anakin Skywalker, um escravo no planeta Tatooine, que foi concebido pelos midi-chlorians em Shmi Skywalker, sem pai. Ele é descoberto pelo Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn, acreditando que este seja o "Escolhido", previsto por uma profecia para trazer equilíbrio à Força e destruir os Sith. O Conselho Jedi, liderado por Yoda, pressente que o futuro de Anakin é obscurecido pelo medo mas, relutantemente, concorda que o aprendiz de Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi, treine Anakin após o Lord Sith Darth Maul assassinar Qui-Gon. Paralelamente, o planeta Naboo está sob ataque, e sua governante, Rainha Padmé Amidala, busca o auxílio dos Jedi para repelir o ataque da Federação do Comércio. O Lorde Sith Darth Sidious planejara secretamente o ataque para dar a seu alter-ego, o Senador Palpatine, um pretexto para fazer motim e derrubar o Chanceler Supremo da República Galáctica e tomar seu lugar. (Episódio I)  
A sequência mostra Anakin aos 19 anos como um relacionamento amigável porém conflituoso com seu mestre Obi-Wan e atormentado por emoções fortes: paixão e ódio, sentimentos proibidos para os Jedi. Após ter uma visão onde sua mãe está em perigo, ele volta a Tatooine para vê-la mas descobre que ela foi sequestrada e morta pelo povo da areia; Anakin sucumbe ao ódio e friamente extermina o povo da areia. Ele se entrega ao amor ao se apaixonar por Padmé Amidala, agora senadora, que ele tinha sido encubado de proteger após uma tentativa de assassinato a ela. Eles casam-se secretamente. Paralelamente, a República está em crise com os Separatistas - liderados pelo Lord Sith Conde Dookan - mas Obi-Wan descobre um exército de clones criados para ajudar os Jedi a defender a República dos Separatistas, dando início a Guerras Clônicas. A guerra foi planejada por Sidious\Palpatine para destruir os Jedi e atrair Anakin para seu lado (Episódio II). 
Três anos depois, Conde Dookan é morto por Anakin e depois é revelado que Padmé está gravida. O Jedi tem uma visão profética da sua esposa morrendo no parto, semelhante o que ocorreu com sua mãe, e Palpatine o convence que apenas o lado sombrio concentra poder para salvar a vida dela; Ele também engana Anakin afirmando que os Jedi querem tomar o poder da República. Desesperado e com a fé nos Jedi abalada, Anakin submete-se ao lado sombrio adotando o nome Sith de Darth Vader, enquanto Palpatine transforma a República no tirânico Império Galáctico — apontando a si mesmo imperador vitalício —. A Ordem 66 é colocada em prática e os clones exterminam os Jedi com a ajuda de Vader que também mata os líderes separatistas em Mustafar acabando com as guerras clônicas. Ocorre um duelo entre Vader e Obi-Wan. O mestre acaba derrotando seu ex-discípulo e amigo, amputando suas pernas e abandonando-o moribundo na margem de um rio de lava. Palpatine chega ao local em seguida, salvando Vader e colocando-o em uma armadura mecânica que preserva a sua vida. Enquanto isso, Padmé morre ao dar à luz os gêmeos Luke e Leia. Eles são escondidos de Vader, e crescem sem saber quem são seus pais verdadeiros. (Episódio III)  
Os eventos da trilogia original começam 19 anos depois, enquanto Vader supervisiona a estação espacial Estrela da Morte, que permitirá ao Império esmagar a Aliança Rebelde (formada para combater a tirania de Palpatine) liderada por Leia. Mas Vader captura a Princesa Leia Organa, que está com os planos da Estrela da Morte roubados pelos Rebeldes e os escondera no dróide R2-D2. O robô juntamente com o colega C-3PO escapa para o planeta Tatooine. Lá, são adquiridos por Luke Skywalker e seu tio e tia. Enquanto Luke limpa R2-D2, aciona acidentalmente uma mensagem implantada nele por Leia, implorando pelo socorro de Obi-Wan Kenobi. Mais tarde, Luke ajuda os dróides a encontrarem o Cavaleiro Jedi que, fingindo de ermitão sob a alcunha de Ben Kenobi, diz a Luke que conhece seu pai. Contou que Anakin era um excelente Jedi e que foi traído e assassinado por Vader. 
Obi-Wan e Luke contratam o contrabandista Han Solo e seu co-piloto Wookiee Chewbacca para levá-los a Alderaan, depois que os tios de Luke são mortos pelo Império. O planeta natal de Leia, Alderaan, é posteriormente destruído pela Estrela da Morte. Após invadirem a estação espacial, Obi-Wan sacrifica-se e deixa que Vader o mate durante um duelo de sabres de luz; permitindo assim que o grupo escape com Leia e os planos que ajudarão os rebeldes a destruir a Estrela da Morte. Mas Obi-Wan atinge a imortalidade, assim como o seu mestre Qui-Gon havia feito, e continua se comunicando com Luke na forma de um espectro luminoso. Orientado por Obi-Wan e com ajuda de Han, Luke consegue usar a Força para destruir a Estrela da Morte, em seguida, ele e Han são condecorados por Léia (Episódio IV)
Três anos depois, os rebeldes estão esmagados pelo Império e recuam para o planeta Hoth, mas são descobertos por Vader e uma batalha ocorre; A Aliança Rebelde, apesar de despedaçada, consegue escapar. Na batalha, o espectro de Obi-Wan Kenobi fala para Luke ir para Dagobah, encontrar Yoda e começar seu treino Jedi. Mas o treinamento é interrompido quando Darth Vader o atrai para uma armadilha após congelar Han Solo em carbonita e capturar a Princesa Leia, Chewbacca e C-3PO. Luke e Vader chegam a uma gigantesca área de ventilação e manutenção redonda, extremamente larga e profunda. Vader corta a mão direita de Luke junto com seu sabre de luz, deixando-o à beira do imenso vão, exausto e ferido, pendurado em uma antena.Na armadilha, Darth Vader revela ser o pai de Luke (Anakin Skywalker) e tenta seduzi-lo para o lado sombrio. Enquanto Lando, C-3PO, R2-D2, Chewie e Leia lutam contra os Stormtroopers para chegar à Millenium Falcon, Vader diz que Luke pode se unir a ele e ambos destruirão o Imperador e governarão a Galáxia. Luke se recusa a se unir ao assassino a Vader e se joga no abismo, caindo em um sistema de ventilação que o joga para fora da cidade - que fica no céu. Ele se segura em uma pequena antena abaixo da cidade, porém, não tem forças para continuar ali por muito tempo. Luke escapa com a ajuda de Léia e Lando Calrissian, mas Han é levado pelo caçador de recompensas, Boba Fett. (Episódio V)  
Um ano depois, Luke resgata Han Solo das mãos do gângster Jabba the Hutt e depois retorna para finalizar seu treinamento, desta vez encontrando Yoda à beira da morte, que antes de falecer confirma que Vader é seu pai; momentos depois, o espírito de Obi-Wan diz a Luke que ele deve enfrentar Vader para se tornar um Cavaleiro Jedi, revelando por fim que Leia é sua irmã gêmea.
Enquanto os Rebeldes atacam uma segunda Estrela da Morte, Luke confronta Vader ante a presença do Imperador Palpatine, que deseja que o filho mate o pai e se torne seu novo discípulo. Durante o duelo, Luke sucumbe à sua raiva e domina brutalmente Vader, mas controla-se no último minuto ao perceber que estaria prestes a sofrer o mesmo destino do pai. Luke poupa a vida de Vader e declara orgulhosamente sua lealdade aos Jedi, então o furioso Palpatine tenta matar Luke, neste momento a visão do filho sendo eletrocuado faz Vader se recompor e elimina seu mestre, sofrendo ferimentos mortais no processo. Redimido, Anakin Skywalker cumpre a profecia do Escolhido e morre nos braços de seu filho. Luke torna-se definitivamente um Jedi, Leia e Han finalmente assumem o relacionamento, enquanto os Rebeldes destroem a estação espacial e, com ela, o Império. (Episódio VI) 
30 anos após a queda do Império, Luke Skywalke está desaparecido, e na sua ausência surgiu a Primeira Ordem, liderada por uma criatura do lado sombrio, Líder Supremo Snoke, que quer reaver o Império e luta contra a Resistência, comandada por Léia e apoiada pela Nova República. Poe Dameron, um piloto da Resistência, vai a Jakku encontrar com Lor San Tekka, um antigo aliado que tem um mapa com o paradeiro de Luke. Mas a Primeira Ordem chega e captura Poe; mas tarde ele escapa com ajuda de Finn, um stormtrooper desertor; o droide BB-8 foge com o possível mapa do paradeiro de Luke e para nas mãos de Rey, uma sucateira, piloto, e com grande conhecimentos de mecânica, que vive sozinha esperando o retorno de sua família. Na fuga Finn e Poe são atingidos, Poe some e Finn acaba encontrando Rey e ambos fogem da Primeira Ordem na Millennium Falcon. Eventualmente encontram Han e Chewbacca que estavam procurando a nave e eles vão para Fortaleza Pirata de Maz Kanata pedir ajuda, uma sensitiva a Força com mais de 1000 mil anos. Han e Léia tiveram um filho, Ben Solo (Kylo Ren), que caiu pro lado sombrio após ser seduzido por Snoke e desejar ser poderoso como seu avô Darth Vader. Este foi treinado por Luke, mas o traiu e destruiu a Academia Jedi de Skywalker, Luke depois disso, se sentido culpado, foi atrás do primeiro Templo Jedi; Léia e Han acabaram se separando na tragédia


Rey eventualmente encontra o sabre de luz de Anakin Skywalker na Fortaleza Pirata, e tem uma visão na Força, Maz Kanata diz que o sabre pertenceu a Anakin e Luke, e agora "chama" por Rey, mas ela o rejeita e vai embora. A Primeira Ordem chega na Fortaleza atrás dos mapas, com ajuda da Resistência e do Poe, Han, Finn e Chewbacca conseguem escapar, mas Rey é capturada por Kylo Ren. Ele tenta tirar informações dela, mas ela poderosa na Força e ele não consegue. Depois de se encontrarem com Léia na base da Resistência, Han, Chewbacca e Finn vão resgatar Rey e também desligar os escudos da super arma da Primeira Ordem, Starkiller, que destruiu um sistema estelar inteiro da República, enquanto Poe e seu esquadrão atacam a super arma, Rey consegue escapar usando seus poderes da Força. Han e Chewbacca implantam explosivos na super arma; logo depois Han encontra o filho e tenta trazê-lo para o lado da luz novamente, mas Kylo Ren engana o pai e o mata friamente com o sabre. Léia sente sua morte na Força. A Resistência consegue destruir a super arma enquanto Finn e Rey tentam fugir antes que ela exploda mas são detidos por Kylo Ren que atinge Rey e duela com Finn, que usa o sabre de Anakin, mas Kylo vence e fere Finn. Rey recompõem-se pega o sabre de Anakin e duela ferozmente com Kylo Ren derrotando ele, mas não o consegue matar. Em seguida, Rey escapa da Starkiller na Falcon com ajuda de Chewbacca. O droide R2-D2, que estava em modo hibernação, completa o mapa do templo onde estava Luke e Rey vai encontra-lo. (Episódio VII).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...