sábado, 15 de abril de 2017

"Guerra nas Estrelas" x "Star Wars" um conflito de gerações

Chegou o grande dia. A partir de hoje, precisamente na virada desta quarta para a quinta-feira que milhões de pessoas começarão a saber se valeu a pena esperar pelo episódio mais recente da saga criada por George Lucas nos anos 70
Estamos a algumas horas para saber se a Disney vai conseguir transformar uma das grifes mais populares do mundo do entretenimento em uma galinha dos ovos de diamante e se J.J. Abrams vai entrar para a história como salvador ou coveiro da história da família Skywalker. Pois a partir das primeiras sessões abertas ao público, algumas horas após o primeiro minuto da quinta-feira, começaremos a saber o destino de Guerra nas Estrelas
Guerra nas Estrelas. Guerra. Nas. Estrelas. Guerra nas Estrelas e não Star Wars. Dezenas de leitores já vieram me corrigir – alguns pedindo com certo cuidado, como um toque de amigo, outros com a típica truculência de comentarista
de portal -, explicando que o jeito certo de se referir à série é este. Me desculpe, mas esse jeito certo não existe.
Tudo bem que é tudo ficção científica no espaço, mas chegou a hora de entender finalmente o que é o que
Há quase 50 anos, a franquia Star Trek surgia, num tempo em que efeitos especiais não eram lá grande coisa e, imaginar a vida no espaço era uma coisa frequente, já que o homem, fazia poucos anos, tinha pousado pela primeira vez na Lua.
Para os fãs geek, ai de quem confundir Star Wars e Star Trek, ainda mais dizer que são parecidos, ou essencialmente a mesma coisa. Então, para te ajudar a entender as diferenças que rolam na franquia mais famosa do mundo geek, explicamos direitinho para você quem é quem:
Foi o primeiro conteúdo da franquia, uma série de televisão. Originalmente projetada para ser um faoreste no espaço, inspirada nas Viagens de Gulliver, queria que cada episódio tivesse dois níveis, uma história de suspense e aventura, e uma história que transmitisse um valor moral.
As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem a Frota Estelar, uma armada pacífica que trabalha para a Federação Unida dos Planetas.
As personagens são essencialmente altruístas, e seus ideais são colocados em cheque nos dilemas da série. Os conflitos apresentados em Star Trek às vezes representam uma alegoria para conflitos contemporâneos (assim como seus spin-offs refletem as questões de suas respectivas décadas). Temáticas recorrentes na série são: guerra e paz, lealdade, autoritarismo, racismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. Depois a série começou a ser chamada Star Trek: The Original Series.

Spin offs


Spin off, do inglês significa derivagem. Star Trek teve inúmeros Spin Offs, como  Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise, e a série animada de Star Trek. The Next Generation se passa no futuro, quase cem anos após Star Trek, no século XXIV, com uma nova tripulação e uma nova nave Enterprise e passou de 1987 a 1994.
Em Deep Space Nine, a série se passa em uma estação espacial, porque foi criada quando Star Trek: The Next Generation ainda estava no ar. A ideia era evitar de ter duas séries em naves espaciais rolando ao mesmo tempo. Dois personagens de TNG, Miles O'Brien e Worf, se tornaram personagens principais em DS9. Deep Space Nine foi ao ar de 1992 a 1997.
Já Voyager foi criado por Rick Berman, Michael Piller e Jeri Taylor e é a quarta encarnação de Star Trek, e rolou de 1995 a 2001. Ela também se passa no futuro, assim como DS9 e TNG, dos anos 2371 até 2378. Ela acompanha a nave USS Voyager, que se perde no Quadrante Delta e viaja 75 mil anos luz em busca de uma nave inimiga, de Maquis. Perdidos, eles são obrigados a se  juntar e começar a viagem de volta para a Terra, que vai durar décadas (75 mil anos luz dá mais ou menos 7 com 17 zeros atrás de kilômetros).
Por fim, em Enterprise, criada por Brannon Braga e Rick Berman, se passa no passado, dez anos antes da criação da Federação Unida dos Planetas. Ela mostra a origem de alguns conceitos conhecidos dos fãs de TOS (The Original Series) e como seria o começo da saga. A série fica entre os eventos do século XXI mostrados em Star Trek: First Contact (oitavo filme da franquia) e a série original de Star Trek. Ela foi ao ar entre 2001 e 2005.
Depois do suesso da série Star Trek (que foi prematuramente cancelada e depois voltou com força), em 1975, a Paramount Pictures começou a pensar em filmes da franquia. Dois anos depois ela descartou o projeto para favorecer uma nova série Star Trek Phase II, mas depois do sucesso de filmes como Star Wars e Encontros Imediatos de Terceiro Grau, a Paramount mudou de ideia mais uma vez, cancelou a série e fez o primeiro filme de Star Trek.
Depois dele, chamado Star Trek: The Motion Picture, mais 11 filmes foram rodados, cada um com um diretor diferente, sendo somente Leonard Nimoy, Johnatan Frakes e J.J. Abrams diretores de duas produções (Star Trek II: The Wrath of Khan, Star Trek III: The Search for Spock, Star Trek IV: The Voyage Home, Star Trek V: The Final Frontier, Star Trek VI: The Undiscovered Country, Star Trek Generations, Star Trek: First Contact, Star Trek: Insurrection, Star Trek Nemesis, Star Trek e Star Trek Into Darkness de 2013). Depois dos filmes, inúmeros livros, conteúdos, jogos e adaptações rolaram.

Star Wars


Diferente de Star Trek, Star Wars é uma space opera americana (uma mistura de ficção científica, personagens épicas e aventuras românticas no espaço, em livro ou quadrinhos), que não originou de nenhuma série na televisão. George Lucas, então, adaptou a space opera em seis filmes de ficção, o primeiro deles lançado em 1977 (mais de dez anos depois de Star Trek ter ido ao ar pela priemeira vez).
O primeiro filme, Star Wars (Episódio IV Uma Nova Esperança), foi acompanhado por duas sequências ( Episódio V: O Império Contra-Ataca e Episódio VI: Retorno de Jedi), lançadas a cada três anos, formando a primeira trilogia. 16 anos depois da exibição do último flime da trilogia, começou outra, também a cada três anos, com os Episódios I (Ameaça Fantasma), II (Ataque dos Clones) e III (A Vingança do Sith), o último sendo lançado em 2005. É esperado para 2015 o começo de uma nova trilogia, com os episódios VII, três anos depois VIII e IX, ainda sem nome.
Enquanto Star Trek acompanha a tripulação da nave Enterprise, com humanos e alienígenas em seus uniformes coloridos e missões com intenção pacífica, Star Wars acompanha a vida numa galáxia fictícia, com alienígenas humanóides, dróides robóticos, em um Império galáctico, com a "Força", uma energia onipresente que pode ser utilizada por aqueles com habilidade para tal.
Star Wars acompanha a vida, desde sua juventude, de Anakin Skywalker, um possível "escolhido" para trazer equilíbrio à galáxia e à Força. Criado por jedis, ele é treinado para ser bom, mas os filmes mostram sua queda gradativa para o lado negro da força, ao mesmo tempo que se apaixona por Padmé, uma governante de um planeta em perigo. Padmé fica grávida e o jedi tem uma visão profética de que ela morrerá no parto. Com medo de perder o amor de sua vida, e confiando na palavra de um sith do poder do lado negro, ele sobmete-se ao "dark side" adotando o nome de Darth Vader. Darth Vader, enquanto luta com os jedis, é massacrado por Obi Wan, seu treinador e amigo, mas é salvo e começa a usar uma armadura mecânica para poder viver. Enquanto isso, sua mulher morre ao dar a luz a gêmeos, Luke e Leia, sem ele saber.
Já na segunda trilogia, Darth Vader agora tem uma nave espacial, a Estrela da Morte, e pratica maldades com o plano de dominar a galáxia. Leia rouba seus planos (inseridos em um robô, R2-D2) e ele a sequestra, mas o robô e seu amigos C3PO fogem e são adquiridos por Luke.
Luke, nosso herói, descobre os planos, e começa uma saga para ajudar a salvar a galáxia. Em sua odisséia dizem para ele que seu pai, Anakin, foi morto por Vader. Mais tarde, ele vai descobrir que seu pai na verdade é Vader, e que, para se tornar um mestre jedi, ele tem que derrotar seu pai. O resto, é história.
É bom lembrar que uma série de seis filmes não pode ser facilmente resumida em dois ou três parágrafos, levando em conta a quantidade de personagens, a complexidade da trama e outros detalhes. Para saber (ou relembrar) da história completa, e descobrir como "termina" a saga, veja os filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...